11 Maio
Congresso Internacional de Administração
Autor: Luiz Malafaia

Prezados, segue informações sobre o nosso Congresso de Administração, que acontece nos dias 8,9 e 10 de junho, no Centro de Convenções de Pernanbuco. Ótima oportunidade para aprofundar conhecimentos, conhecer profissionais de mercado, autores de livros e aumentar a networking com estudantes de Administração de várias partes do Brasil.

III Congresso Internacional de Administração
Os novos caminhos da inovação empresarial: Pessoas transformando Pessoas

Alguns fatores presentes na economia global estão condicionando os novos caminhos da inovação nas empresas, obrigando-as a repensar e renovar sua atuação no mercado. Crescem os novos competidores atuando na cena mundial, o sistema financeiro está repaginando seus mecanismos de investimento e negociação, os líderes mundiais estão promovendo mudanças governamentais significativas.

Cresce a exigência por resultados, novos modelos são criados para aumentar a precisão de manter a qualidade com menos recursos, a ameaça de desligamentos para quem não se adapta é constante o que reflete na competição entre colaboradores e resulta no estresse e nos conflitos que podem se tornar constantes. Esse cenário é desafiador, especialmente num período de turbulência na economia.

No entanto, o mesmo cenário pode se tornar um grande saldo de crescimento se olhar empresarial for a inovação com ênfase no desenvolvimento das pessoas. São as pessoas, os colaboradores que podem fazer a diferença. Se o treinamento for focado na empresa, se existir multifaces da motivação no ambiente de trabalho, se a eficiência e a agilidade no processo produtivo forem prioridade, se o líder for parceiro do negócio, se a atuação empresarial for criativa e se há espaço para a troca de informações a tomada de decisão gera produtividade sem desperdícios e rentabilidade empresarial.

O fato é que os gestores de vários níveis devem responder a várias questões como: como contratar pessoas com o perfil da empresa? Qual a melhor forma de treinar e desenvolver pessoas? Como construir um clima de confiança? como descobrir o potencial dos colaboradores? E por fim, Como manter as pessoas motivadas?

Cada vez mais se incorpora no ambiente empresarial o respeito pelas diferenças e pelas necessidades psicológicas e motivacionais dos colaboradores e dos clientes. Já é um objetivo consolidado em muitas organizações o incentivo à participação em programas de Responsabilidade Social e a incorporação de Sistemas de Gestão Ambiental.

Vê-se atualmente o nascimento de novas Redes de comunicação internas, como a intranet e a vídeo conferência, que aproximam pessoas/colaboradores distantes em um tempo cada vez mais reduzido provocando um processo decisório ágil em que a delegação de tarefas e empowerment se tornam fundamentais no caso de estruturas matriciais.

Uma gestão contemporânea não deriva apenas de aprendizagem no trabalho, está relacionado também com nossos próprios insights, as escolhas do gestor, uma autoanálise de SWOT, a percepção das próprias emoções, a habilidade de rever modelos de comportamento, trabalhar a inteligência emocional e tomar decisões bem fundamentadas.

No atual cenário de Inovação Empresarial, a mudança é contínua, gerando uma necessidade das empresas de se moldarem constantemente na busca da melhor forma de condução dos processos organizacionais, para tanto, uma lógica de paradoxos deve ser utilizada na análise dos elementos que compõem a transformação organizacional. É importante trabalhar, concomitantemente, fatores como: modelos de negócio, estilos de liderança, estrutura organizacional, delegação e empowerment. Também é necessário avaliar as medidas de desempenho, a Administração de Recursos Humanos, a Cultura do país e a incorporação da Tecnologia da Informação. E nesse contexto incorporar nas estratégias empresariais o colaborador como eixo precursor do processo e não só como membro de uma equipe ou de uma área de trabalho.