01 Agosto
JORNALISMO
Encontro debate a pandemia da Covid-19 pelo olhar da imprensa chinesa.
Autor: Luis Neto
Evento será neste sábado, 8 de agosto

O curso de Jornalismo da UNINABUCO, em parceria com a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), promove uma manhã de discussões para entender a cobertura da pandemia pelo olhar dos chineses. A ideia é conversar em português com jornalistas que atuam diretamente com a China para perceber como tem sido o trabalho desde quando o vírus surgiu no país asiático.

Será na manhã do sábado (8) a partir das 9:00, no horário de Brasília. “Qualquer pessoa com interesse no tema pode participar. Como vai ser on-line, a expectativa é que possamos envolver estudantes, jornalistas e pesquisadores de todo o país”, destaca o coordenador de jornalismo da UNINABUCO, Luís Boaventura.

A programação começa com as boas-vindas aos participantes e em seguida vem a discussão. A mediação ficará por conta do presidente da AIP, o jornalista Múcio Aguiar. “É uma relação de fomento à formação de novos jornalistas, uma relação que visa o aprimoramento da profissão e o engajamento. Ao discutirmos sobre a China, aprofundamos uma realidade, a China é a maior potência do mundo e precisamos construir diálogos de amizade e comercial”, explica Aguiar.

A primeira palestra, às 9h15, é do jornalista, doutor em Ciências Políticas e professor de Relações Internacionais da UFPB, Rena Holanda, que contextualizará geopoliticamente a China nas relações internas e com outros países. Em seguida será aberto um momento breve para perguntas.

Às 9h50 o evento segue com a palestra da também Jornalista, Janaina Câmara da Silveira. Ela é mestre em comunicação, morou em Beijing de 2007 a 2013, onde trabalhou na agência de notícias Xinhua (a agência de notícias oficial do governo da República Popular da China, sendo a maior agência de notícias do país). Fundou o Radar China, que analisa as relações sino-brasileiras e colaborou com a Rádio França Internacional, a revista Carta Capital, a revista Veja, entre outros. Atualmente, está no Rio de Janeiro como correspondente da agência Xinhua no Brasil.

Às 10h30 concluímos o evento com a palestra do Renato Lu Yang (鲁扬), editor-chefe do departamento de Português do Jornal chinês Gazeta do Povo. Ele explica que “desde o surto da Covid-19 na China, em janeiro, trabalhamos todos em casa para acompanhar a luta contra a pandemia. Temos uma equipe de edição e nosso trabalho principal é editar e traduzir as notícias relevantes para português”, adianta Yang.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o meio-dia de 07/08, no site https://extensao.joaquimnabuco.edu.br.
Os inscritos receberão o link de acesso ao auditório virtual, por e-mail, na véspera do encontro.