13 Março
Painel Uninabuco aborda o Imposto de Renda
Autor: Luis Neto

Por Gabriel Ferreira, da Agência Uninabuco de Notícias

O Painel Uninabuco da segunda-feira (09/02/2020), teve por tema o Imposto de Renda. Do estúdio, Luís Boaventura, coordenador do curso de Jornalismo, recebeu os professores de Ciências Contábeis da UNINABUCO, Esdras Alexandre e Antônio Batista, para um bate papo voltado a tira dúvidas e atualizar sobe a declaração anual de Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2020.

O IR é um tributo anualmente cobrado pela Receita Federal, para o acompanhamento da evolução patrimonial dos brasileiros. Entre os tópicos discutidos no painel, estavam esclarecimentos acerca de quem deve ou não contribuir com o imposto, e a partir de qual valor de renda pessoal deve se declarar os ganhos e gastos realizados. Além disso foram abordadas as mudanças em relação aos anos anteriores, conceitos relativos ao Imposto de Renda retido na fonte, e a importância da colaboração de um profissional de contabilidade para realizar a declaração do imposto da forma devida, caso o declarante não tenha familiaridade com esse tipo de tributo.

Por fim, o programa tratou do Imposto de Renda Solidário. Um evento aberto ao público e realizado pelos alunos do curso de Ciências Contábeis, oferecendo gratuitamente auxílio na declaração do Imposto de Renda. Os eventos serão realizados nos dias 14, 21 e 28 de março nas instituições Recife e Paulista, das 08:00 as 16:00 horas. O Painel Uninabuco é um programa da Agência Uninabuco de Notícias, projeto em que os alunos do curso de Jornalismo produzem e gravam reportagens, ou seja praticam o jornalismo aqui dentro da própria instituição. O programa é exibido todas as segundas-feiras, às 17:00 horas, simultaneamente no Instagram (@uninabuco), Facebook e no Youtube (youtube.com/uninabuco).